A princípio hoje o WhatsApp para fechar suas vendas, é o aplicativo mais utilizado nos smartphones pela maioria da população brasileira.
Assim como segundo pesquisas reveladas pelo MMA Mobile Report em 2017, seja para se conectar com amigos, parentes ou grupos de diversos segmentos.
Nesse sentido você que pretende aumentar suas vendas, tá aí uma ótima ferramenta para fidelizar e conquistar novos clientes.
Porém como usar o WhatsApp para fechar vendas? O primeiro passo para conseguir conquistar clientes e fechar suas vendas, é fazer com que seu produto seja visto por todos que estão conectados na Internet. Explorar as Mídias Sociais é uma ótima oportunidade de crescer e evoluir, Facebook e Instagram são vitrines gigantescas, onde se concentra um grande número de usuários procurando algo, seja fofocas, receitas, memes entre outros. E também tem aqueles que procuram por produtos para comprar através de um clique sentado no sofá no aconchego de sua casa.
Tudo o que você tem de fazer é levar sua marca até seu cliente, criar uma Fan Page no Facebook e um Perfil Comercial no Instagram vai te ajudar nessa jornada.
Só que tudo isso depende de estratégia e planejamento, não pode ser amador e nem juvenil quando temos que fechar um negócio.
Desenvolver banners com legendas atrativas faz você se destacar do seu concorrente, um design elegante e com simples informação atrai olhares até de quem não interesse pelo seu produto naquele momento.
Mas como levar meus clientes para o WhatsApp?
Simples, se o seu banner for limpo, com design atraente e com informações necessárias. O seu futuro cliente vai entrar em contato com você pedindo mais detalhes (caso não tenha no banner). Pode ser o comentário na postagem, mensagem inbox no Facebook ou via direct no Instagram.
Daí você pedi autorização para o mesmo e se podem continuar o atendimento no WhatsApp para fechar suas vendas, no caso ele vai dizer que sim. Então vai ser o momento em que você ficará a vontade e faça uma descrição do seu produto, seja objetivo e breve, as pessoas esperam que você passe confiança pra elas e por isso entrou em contato.
Descreva o seu produto como ele é, não invente nada que não tenha nele. Se você vende canecas, fala exatamente como ela é, a qualidade que ela apresenta, o peso, qual a capacidade da mesma, tudo o que ela oferece, se é de cerâmica ou polímero. Pode ter certeza, o cliente vai perguntar tudo isso antes dele fechar a venda.
Venda qualidade, não quantidade
Ainda mais como tudo hoje é tão rápido e tão dinâmico, a tendência que quando estamos atrás de uma tela, achamos que somos multitarefas.
Alguns pensam que sim, outros não, mas não se engane quando for finalizar a venda, não se preocupe em entregar rápido. Determine um prazo e entrega qualidade para seu cliente.
Não foque no desespero do cliente, tem muitos que tentam te apressar e nisso coisas que não está no seu script acabam acontecendo. É melhor você trabalhar com calma e no seu tempo de produção, mais certo vender um produto de qualidade do que cinco de qualquer jeito, porque aquele cliente que você fez o produto bacana e qualificatório vai te indicar pra quem perguntar onde ele comprou, e o que você fez de qualquer jeito vai falar também, só que de forma negativa.
Não crie Grupos
Pra que serve os grupos de WhatsApp? Nesse caso é para encher a paciência, ninguém quer fazer parte de algo que não tenha interesse. Se você trabalha no ramo de personalizados, não tem porque você criar um grupo para manter seus clientes ali. O que deve ser feito é fazer uma lista de quem realmente compra com você. Organizar seus contatos é a melhor forma de potencializar vendas. Renomear os amigos dos clientes é uma boa prática de relacionamento para seu negócio, isso vai lhe ajudar a segmentar para aqueles que você vende mais e dos que vende menos.
Usufrua do Status do WhatsApp
Nos dias de hoje quando acordamos, a primeira coisa que fazemos é pegar o celular e verificar se tem alguma mensagem, verificar o status das pessoas e passar a maior parte do tempo com olhos na tela. E aí surge uma ótima oportunidade, você utilizar o status do WhatsApp para colocar um banner de oferta, a publicação vai ficar disponível apenas por 24 horas, mas a maioria dos seus contatos vão ver aquela publicação, não vai passar batido e de certa forma terá um bom retorno.
Isso pode ser feito também no Instagram e Facebook que tem o mesmo recurso, a diferença para o WhatsApp é o nome, que nessas Mídias Sociais se chama Stories. Tem a mesma funcionalidade e o tempo de exibição é igual. Divulgar uma promoção ou anunciar algo novo em datas especiais chama muito a atenção.
Crie seu Catálogo de Produtos
A princípio o WhatsApp cada ano que passa vem se destacando e sendo a ferramenta essencial no mundo dos negócios, em abril do ano passado lançou o catálogo dentro da plataforma do WhatsApp Business. Podendo colocar nome do produto, fotos, descrição, preço, e até link de pagamento, facilitando muito a vida dos empreendedores.
Por outro lado, tudo o que é preciso ser feito é configurar da maneira correta e enviar para seus clientes sem precisar sair do aplicativo. Uma mini loja virtual para você que pretende vender mais e fidelizar clientes com segurança e confiança.
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E se você quer aumentar seu poder de vendas pelo WhatsApp, portanto recomendo que atualize conforme os tempos estão mudando, estudar e aprender é essencial para que no futuro bem próximo sua cartela de clientes aumente e suas vendas e sejam constantes, claro desde que seu atendimento seja ótimo e seu produto seja de qualidade.
Dessa forma se você aplicar essas técnicas no seu dia-a-dia, a chance de fazer seu produto se destacar serão maiores e com certeza conseguirá mais vendas para sua empresa ou empreendimento.